Contacto

Vamos ver o que é o gelo seco, de onde vem a matéria-prima, como é fabricado e algumas das suas utilizações.

Fatias e pellets de gelo seco reformados
Fatias e pellets de gelo seco reformados

Gelo seco

Em poucas palavras, o gelo seco é a forma sólida do CO2. O CO2 é um gás que se encontra naturalmente na nossa atmosfera, mas, por motivos de sustentabilidade, utiliza-se CO2 reciclado para fabricar gelo seco. O gelo seco mantém uma temperatura de -78 °C e volta a sublimar-se em gás. Isto significa que, ao contrário do gelo de água, o gelo seco não deixa qualquer líquido.

De onde vem o CO2 líquido?

Muitas empresas de gases industriais fornecem CO2 líquido. O melhor é que é capturado de outros processos industriais, como fábricas de produção de amoníaco e refinarias de petróleo, e reciclado para usos secundários. Isso o torna uma solução de refrigeração e limpeza sustentável do ponto de vista ambiental. O CO2 líquido é obtido a partir do gás CO2, pressurizando-o e arrefecendo-o. Este CO2 líquido é a única matéria-prima necessária para produzir gelo seco.

Como é fabricado o gelo seco?

Para produzir gelo seco, você precisará de CO2 líquido e da infraestrutura adequada. O primeiro passo a ser dado antes de produzir gelo seco é garantir que você tenha a infraestrutura adequada. Essa infraestrutura inclui um tanque a granel ou mini tanque a granel de CO2 líquido, tubulações adequadas e um peletizador, reformador ou cortador. Depois de tudo isso estar pronto, é hora de procurar um fornecedor de CO2 líquido. Com a infraestrutura instalada e a sua primeira entrega de CO2 líquido, pode começar a produzir gelo seco.

Diagrama da infraestrutura para a produção de gelo seco com uma peletizadora
Exemplo de infraestrutura para a produção de gelo seco com a peletizadora Cold Jet PR120H

O CO2 líquido é primeiro bombeado para um tanque de armazenamento, onde é refrigerado a -78 °C. Quando atinge a temperatura, é pressurizado para criar neve. Se for utilizada uma peletizadora, a neve é comprimida e extraída através de uma placa estampada para criar pellets de gelo seco. As placas moldadoras variam em tamanho de 3 mm a 19 mm. O tamanho necessário dos pellets de gelo seco dependerá da aplicação em que serão utilizados.

A partir daqui, é possível fabricar blocos ou placas de gelo seco a partir dos pellets, passando-os por um reformador. Quando os pellets entram no reformador, são colocados numa matriz com a forma do bloco que se deseja fabricar. Em seguida, os pellets são prensados com extrema força para criar um bloco ou uma placa.

Para que serve o gelo seco?

O gelo seco tem três aplicações principais: refrigeração, limpeza e preparação de superfícies. Se bem o uso do gelo seco para refrigeração é bastante conhecido, a limpeza com gelo seco está a ganhar popularidade entre empresas industriais, especialistas em restauração após desastres, retalhistas automóveis e muitas outras indústrias.

Refrigeração com gelo seco

O gelo seco é um meio de refrigeração eficaz por várias razões. Uma das principais razões é que mantém uma temperatura constante de -78 °C. Isto permite às empresas transportar produtos perecíveis e medicamentos a temperaturas ultrabaixas (como a vacina contra a COVID-19) com total confiança. Como não derrete, não deixa água nem resíduos. Em vez disso, ele se sublima, ou seja, volta diretamente ao seu estado gasoso. O gelo seco perde peso durante a sublimação, o que, por sua vez, aumenta a eficiência do combustível durante o transporte. Além disso, não requer refrigerantes adicionais, que liberam contaminantes nocivos na atmosfera.

Limpeza com gelo seco

Isso pode ser surpreendente, mas a limpeza com gelo seco é um método extremamente eficaz. Desde máquinas industriais, linhas de soldagem e até mesmo linhas de processamento de alimentos até danos causados por fumo, fuligem e mofo, o gelo seco é o método de limpeza mais sustentável do ponto de vista ambiental. Em princípio, a limpeza com gelo seco é semelhante ao jato de areia, jato de soda cáustica e lavagem sob pressão, pois impulsiona pellets ou micropartículas de gelo seco a velocidades supersónicas em direção a uma superfície com contaminantes. Ao impactar, o gelo seco sublima, levantando a sujidade e os contaminantes do substrato subjacente.

Ilustração do processo de limpeza com gelo seco sobre uma superfície

Ao contrário da areia, da soda cáustica e da lavagem sob pressão, a limpeza com gelo seco não requer abrasivos, água ou produtos químicos adicionais e não gera resíduos secundários. O gelo seco é um meio não abrasivo, não tóxico e não condutor. Isto significa que pode limpar superfícies delicadas sem se preocupar em danificá-las. Além disso, não é tóxico nem inflamável, o que significa que pode limpar o seu equipamento enquanto está em funcionamento. Veja as indústrias e aplicações em que a limpeza com gelo seco é utilizada!

Preparação de superfícies e pós-processamento com gelo seco

A limpeza com gelo seco pode ser utilizada para preparar superfícies antes da soldagem, removendo qualquer excesso de material ou lubrificante. Também pode ser utilizada no processo de rebarbação de peças plásticas, eliminando a necessidade de pós-processamento manual. Também oferecemos sistemas de limpeza integrados que permitem integrar a nossa máquina de limpeza a seco com gelo e produção com uma célula robótica para automatizar este processo. Isto permite aos fabricantes aumentar o seu rendimento, reduzir o tempo de inatividade das máquinas e minimizar a intervenção manual, para que os operadores possam concentrar-se em tarefas de maior valor acrescentado dentro da sua operação.

Limpeza Criogénica Produção de Gelo Seco
Cold Jet Iberia

Oferecemos em todo o território sistemas inovadores e sustentáveis de limpeza criogénica e produção de gelo seco para ajudá-lo a resolver os seus problemas de limpeza e aumentar a produção.

Entre em contacto connosco hoje mesmo

Não importa se deseja saber mais detalhes sobre o nosso equipamento ou obter um orçamento. Entre em contacto conosco agora para descobrir como as nossas soluções inovadoras de limpeza criogénica podem revolucionar a sua forma de trabalhar. Pode contactar-nos por telefone através do número +34 914 267 963 , enviar um email para info@coldjet.pt, ou preencher o formulário abaixo.